Notícias

Bahia é destino preferido para investimentos chineses

Foto: Secom
Fonte:http://www.gicult.com.br/noticias

Em janeiro de 2012, o grupo chinês Chongqing Grain Group iniciará as obras de construção de uma das maiores esmagadoras de soja do mundo, no município de Barreiras, oeste da Bahia. Trata-se da indústria Universo Verde, braço brasileiro do Grupo Chongqing, que teve a pedra fundamental lançada em junho deste ano.
 
De acordo com o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles, a implantação da fábrica se confirma como um dos importantes resultados das missões do governo baiano à China, realizadas deste março de 2010.
 
O grupo chinês anunciou que investirá R$ 4 bilhões na Bahia, num complexo industrial e em infraestrutura e logística, e está aplicando inicialmente R$ 500 milhões na Universo Verde, que esmagará 1,5 milhão de toneladas/ano de soja.
 
Além do esmagamento de soja, a Indústria Universo Verde fabricará 300 mil toneladas de biodiesel, refinará 200 mil toneladas de óleo, fará extração de lecitina, e terá capacidade de armazenagem de 400 mil toneladas de grãos e 300 mil toneladas de óleo, sendo 200 mil de soja e 100 mil de biodiesel. A indústria vai gerar 300 empregos diretos e cerca de mil indiretos quando estiver em pleno funcionamento.
 
Quarto destino dos investimentos estrangeiros anunciados para o Brasil, de acordo com dados da Rede de Nacional de Informações sobre o Investimento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Bahia é o estado brasileiro número um nas intenções de investimentos chineses.
 
Além disso, a Bahia se tornou o primeiro estado brasileiro a instalar e manter um escritório permanente de negócios em Pequim, que nesse momento atua também no sentido de atrair investimentos para a Copa do Mundo de 2014.
 
Algodão e pesca - Eduardo Salles afirma que, além das conversações iniciadas com uma das maiores indústrias têxteis da China, com o objetivo de implantação de um pólo têxtil na Bahia, nas regiões oeste e sudoeste, foram convidados os diretores da Shandong Homey Group, líder na produção de pescados e alimentos processados na China, “para visitar a Bahia e verificar in loco o nosso potencial pesqueiro.
 
O diretor da empresa, Wei Gang Liang, e o gerente geral, Shu Sen Zhang, demonstrar interesse em investir na Bahia e confirmaram a presença da empresa na maior feira de aqüicultura e pesca do Brasil - a Aquapesca Brasil, que será realizada em novembro de 2012, na capital baiana.

 

Rua Guilhard Muniz, 749 • Sala 307 • Ed. Morumbi • Pituba
CEP 41810-110 • Salvador • Bahia
Telefone: (71) 3355.0600